4 principais razões porque precisamos da floresta Amazónica
A floresta amazónica é a maior floresta tropical do mundo e abrange mais de dois milhões de quilómetros de terra, sendo um dos ecossistemas com maior biodiversidade.
Lar de espécies incontáveis de plantas e animais, a floresta tropical pode até criar o seu próprio clima e influenciar o de todo o mundo.
As maiores razões porque esta região é importante:
Uma abundância de animais
A Amazónia abriga algumas das plantas e animais mais carismáticos! Este é um dos ecossistemas mais diversificados do mundo, lar de 10% das espécies, de acordo com o World Wildlife Fund.
Existem mais de 2,5 milhões de espécies de insetos, aproximadamente 1.300 espécies de aves, 3.000 espécies de peixes e aproximadamente 430 espécies de mamíferos, de acordo com a National Geographic.
Uma grande variedade de plantas
Mais de 40.000 espécies de plantas foram encontradas na floresta amazónica. Muitas delas têm importantes usos medicinais ou são encontradas nos alimentos que ingerimos: chocolate, baunilha, canela, pimenta e café são todos cultivados na floresta tropical.
As plantas da Amazónia desempenham um papel ativo na regulação do ecossistema. À medida que as plantas na Amazónia fazem a fotossíntese, elas criam o seu próprio clima, através de um processo chamado transpiração, em que as plantas libertam vapor de água através das folhas.
As riquezas do rio Amazonas
O segundo rio mais longo do mundo, logo a seguir ao Nilo.
As suas hidrovias sinuosas cobrem cerca de 4.000 milhas; a biodiversidade ao longo do rio Amazonas e dos seus pântanos é incrivelmente rica.
O ciclo do carbono e oxigénio
A floresta amazónica desempenha um papel importante na regulação dos ciclos de oxigénio e carbono do mundo. Produz cerca de seis por cento do oxigénio global e há muito que atua de forma a absorver rapidamente grandes quantidades de dióxido de carbono da atmosfera.
Fonte: Popular Mechanics