O circuito produtivo, com elevado nível de automação, inclui genericamente as seguintes operações:
1
Receção e verificação da conformidade
2
Descarga de resíduos nos locais indicados
3
Triagem
4
Trituração Primária
5
Remoção de finos
6
Separação de fases
7
Trituração / Afinação Final
8
Armazenamento e Expedição
Transformamos os resíduos em matérias-primas, contribuindo de forma significativa para a Economia Circular, onde o CDR (Combustível Derivado de Resíduos) assume um papel absolutamente fundamental como recurso, passível de ser usado em diversas áreas da indústria.
A produção de Combustível Derivado de Resíduos é considerada um processo inovador a nível nacional e internacional.
A unidade da Recivalongo é uma das empresas nacionais que aposta na produção de CDR, um combustível derivado de resíduos que cumpre a especificação técnica CEN/TS 15359:2006. O produto final (CDR) caracteriza-se pela sua elevada qualidade, homogeneidade e pela sua especificidade de utilização.
O produto final tem características de excelência e diferencia-se no mercado dos Combustíveis Derivados de Resíduos (CDR).
O CDR produzido na Recivalongo cumpre as especificações para as classes mais exigentes (classe 1 e 2):
Propriedade
PCI
CI
Hg
Média
Estatística
Média
Média
Mediana
Percentil 80
Unidade
Mj/Kg
(tal como recebido)
%
(base seca)
mg/MJ
(tal como recebido)
mg/MJ
(tal como recebido)
1
2
≥ 25
≥ 20
≤ 0,2
≤ 0,6
≤ 0,02
≤ 0,03
≤ 0,04
≤ 0,06
3
4
5
≥ 15
≥ 10
≥ 3
≤ 1,0
≤ 1,5
≤ 3
≤ 0,08
≤ 0,15
≤ 0,50
≤ 0,16
≤ 0,30
≤ 1,00
A nossa unidade localiza-se na zona do Grande Porto, pretendendo dessa forma abranger o mercado do Norte do país e Espanha, a região metropolitana do Porto, Vale do Ave, Vale do Cavado, Vale do Lima, Minho e Região Centro do país.
Salienta-se que a unidade está na vanguarda das principais estratégias nacionais e europeias, no domínio do ambiente e energia, assumindo um importante contributo para a gestão sustentada de resíduos e recursos, através da diversificação das fontes de energia e do aproveitamento dos recursos endógenos.
Entre as particularidades deste projeto, que pretende ser uma referência no mercado de gestão de resíduos da Península Ibérica, destaque para a redução significativa da necessidade de deposição de resíduos em aterro, contribuindo ativamente para a hierarquia de gestão de resíduos.