Ministro do Ambiente desafia cientistas
O Ministro do Ambiente lançou o desafio aos cientistas para que participem na transição para a economia circular, de baixas emissões, descobrindo novas soluções para a utilização de materiais ou armazenamento de energia.
“O que queremos e o que propomos à ciência, àqueles que descobrem, é mesmo um modelo diferente, um modelo que nos dê o bem-estar que temos hoje quando formos 10 mil milhões de habitantes na Terra”, afirmou João Matos Fernandes.
Portugal fixou o objetivo de ser neutro em carbono em 2050, mas “não existe ainda o conhecimento necessário para concretizar” esse plano, disse o Ministro do Ambiente.
“Para termos trajetórias eficazes que permitam que muitos setores da economia e da sociedade possam reduzir as suas emissões há ainda coisas por descobrir, por inventar ao nível dos processos, dos materiais, das formas de armazenar energia, e foi esse o desafio que vim lançar aos cientistas”, resumiu.
Cumprir os objetivos políticos definidos, como a redução da utilização de matérias primas ou os princípios da economia circular e da economia hipocarbónica, ao mesmo tempo que se garante a criação de emprego e bem-estar, “está muito nas mãos da ciência e da técnica”, acrescentou.
“Muito mais do que reparar os modelos antigos, [trata-se] de construir uma nova solução e, a partir daí, provar que a anterior era obsoleta”, disse ainda João Matos Fernandes.
Fonte: Diário de Notícias