A sustentabilidade e o nosso estilo de vida
O Diretor de Consumo e Produção Sustentáveis no The Institute for Global Environment Strategies, e representante do Japão para o programa de 10 anos da ONU sobre estilos de vida sustentáveis, Lewis Akenji, quer provar que todos podemos contribuir.
Defende que a possibilidade de reciclar ‘distrai’ os consumidores de estratégias mais ‘verdes’ na gestão de desperdício, levando-nos a consumir mais. Na sua opinião, a única forma de termos um mundo mais sustentável é através da transformação do nosso estilo de vida.
temos de perceber que as empresas não respondem apenas a necessidades, também ‘constroem’ necessidades e desejos. Por isso, desempenham um papel fundamental no que diz respeito a dar este ‘empurrão’ para que a sociedade adote práticas mais ecológicas e sustentáveis. Isto quer também dizer que as empresas podem liderar esta ‘arquitetura de escolha’. Esta arquitetura é extremamente importante, porque está nas mãos das empresas e dos seus investidores reconfigurar o sistema. A sociedade irá atrás. Por outro lado, não podemos ser um negócio se não tivermos consumidores. Temos de obrigar os consumidores a pensarem com muito cuidado as decisões que fazem.
Claro que se toda a arquitetura de todos os negócios mudar para que todos os negócios sejam sustentáveis, os consumidores não terão outra opção que não ser sustentáveis. Certo?
Fonte: Distribuição Hoje