Contributos para o Plano Nacional de Energia e Clima até 5 de junho
A consulta pública do Plano Nacional de Energia e Clima (PNEC) irá decorrer até 5 de junho, período durante o qual é possível apresentar contributos para a elaboração do documento final.
O Ministério do Ambiente e Transição Energética reforça que o PNEC "será o principal instrumento de política energética e climática para a década 2021-2030".
O ministério tutelado por Matos Fernandes realça que Portugal, para estar na vanguarda da transição energética, estabeleceu "metas ambiciosas para 2030, das quais se salientam a redução entre 45% e 55% das emissões de gases com efeito de estufa relativamente aos níveis de 2005".
"É preciso um enorme esforço coletivo para estruturar uma transição energética que potencie e otimize o tecido industrial, tecnológico e científico nacional para aproveitar as oportunidades existentes", alertou o secretário de Estado da Energia.
O governante acrescentou ainda que para concretizar estas metas são precisas "políticas públicas de qualidade, universidades, centros de investigação e empresas empenhadas na transição energética e um sistema financeiro que efetivamente financie o que deve ser financiado".
Fonte: Diário de Notícias