Notícias
Economia circular em destaque na iTechStyle Summit
11/04/2019

Economia circular em destaque na iTechStyle Summit


Mudar mentalidades e pensar na responsabilidade ambiental e corporativa como um modelo de negócio foram algumas das questões abordadas no último dia da iTechStyle Summit 2019.

52 oradores de 15 países, divididos por 10 painéis e quase 700 participantes de 25 países foram alguns dos números da iTechStyle Summit de 2019.

Depois das megatendências, da indústria 4.0, entre outras temáticas, o último dia da iTechStyle Summit foi dedicado à sustentabilidade e à economia circular.

Mais do que uma tendência, a sustentabilidade é, cada vez mais, um novo modelo de negócio para as empresas. Prova disso é a VF Corp, a empresa detentora de marcas como a Timberland, a Vans e a The North Face.

«A sustentabilidade e a responsabilidade social corporativa são importantes para a VF e isso tornou-se uma estratégia de negócio», explicou Anna Maria Rugarli, diretora sénior de sustentabilidade e responsabilidade para a região EMEA da empresa norte-americana, que faturou 11,8 mil milhões de dólares em 2017. «Os millennials estão muito preocupados com as questões ambientais e estão mais abertos a comprar artigos sustentáveis e de empresas sustentáveis», indicou, acrescentando que isso é «uma oportunidade» para as empresas se tornarem líderes.

A economia circular tornou-se «inevitável», sublinhou Maria José Carvalho, responsável pela agenda para a sustentabilidade e economia circular do Citeve. «Os navegadores portugueses procuraram novos caminhos. Agora temos este desafio de procurar novas rotas para o têxtil», referiu. Apesar dos exemplos que já existem, nomeadamente o da VF Corp, é preciso tomar consciência dos desafios mas também das oportunidades.

Fonte: Portugal Têxtil

TRATAMOS
300 TONELADAS
DE RESÍDUOS POR DIA
TRANSFORMAMOS
40 MIL TONELADAS
DE CSR POR ANO
ATERRO COM MAIS DE
2 MILHÕES DE M³
DE CAPACIDADE
CENTRO COM
90 MIL M²
DE ÁREA TOTAL