Notícias
Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050
07/02/2019

Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050


O Acordo de Paris estabeleceu a ponte entra as atuais politicas climáticas e a neutralidade carbónica até ao final do século.

Em 2016, na COP22 da Convenção Quadro das Nações Unidas para as Alterações Climáticas (CQNUAC), em Marraquexe, Portugal comprometeu-se a ser neutro em carbono até 2050.

Atingir emissões zero em carbono representa uma oportunidade assim como um enorme desafio, uma vez que uma transição bem-sucedida obriga a um envolvimento entre políticas, tecnologia e capital, assim como a um envolvimento efetivo do setor público e do setor privado.

Assim, objetivo principal do Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050 é a identificação e análise das implicações associadas a trajetórias alternativas, tecnicamente exequíveis, economicamente viáveis e socialmente aceites, e que permitam alcançar o objetivo de neutralidade carbónica da economia Portuguesa em 2050.
 
O projeto prevê desde o início um amplo e ativo envolvimento e a mobilização de todos os stakeholders. A abordagem para o envolvimento dos stakeholders incidirá na avaliação de opções políticas e trajetórias para a economia nacional, tendo em conta todas as perspetivas e analisando de forma conjunta as implicações e oportunidades que derivam da neutralidade em carbono.

O projeto “Roteiro para a neutralidade carbónica em 2050” é uma iniciativa do Fundo Ambiental Português .

Fonte: Get2C

TRATAMOS
300 TONELADAS
DE RESÍDUOS POR DIA
TRANSFORMAMOS
40 MIL TONELADAS
DE CDR POR ANO
ATERRO COM MAIS DE
2 MILHÕES DE M³
DE CAPACIDADE
CENTRO COM
90 MIL M²
DE ÁREA TOTAL